18 de junho de 2010

LITERATURA - A propósito da morte de Saramago

É com pesar que o mundo recebe a notícia da morte de um dos maiores gênios da literatura contemporânea. Os editores deste blog, por opção, ainda não haviam escrito sobre literatura, que é paixão comum de todos. Traio o projeto de que as primeiras postagens fossem relativas à publicação de um livro de contos, da autoria dos editores, a ser publicado, talvez, este ano. Não poderíamos deixar de prestar um reverência ao Saramago, no que estou certo de que os demais consentirão. Assim, a primeira postagem, inicialmente planejada para comunicar alegria (a nossa, ao menos) cobre-se de um luto e tristeza pela notícia de hoje. Se há na morte algo de bom, é que ela (a dos outros, no caso) nos convida sempre a pensar na própria vida (quem dera não somente na nossa!) e, no caso de um literato, músico, artista em geral, é sempre um convite a se buscar sua obra, ou revisitá-la. Façamo-lo!

Bruno Silva

2 comentários:

Walter Andrade disse...

E pensar que até hoje não li um livro de Saramago. Além de grande escritor que foi, era ainda um dos grandes intelectuais que polemizavam sobre a sociedade em geral, democracia, religião e Israel (sendo ateu, muito foi perseguido em Portugal e chamado de anti-semita por sua posição crítica à Política do Estado Israelense)...

Galgou o 1 lugar na lista dos próximos livros que lerei.

Thiguim disse...

Até queria dizer a mesma coisa, mas já li alguns livros de Saramago, e posso dizer que o cara era um genial. Como bem me disse certa vez Du Bruni, o Gabo é o malandro, fala a voz do povo, e o Saramago era um filósofo, pelo encadeamento dos fatos que suas histórias apresentam.

Como disse Fernando Meirelles, "hoje, o mundo ficou mais burro."

Postar um comentário