15 de dezembro de 2010

A Ciência Mágica

Hoje tomando banho pensei em como funciona a resistência do chuveiro; logo olhei para a lâmpada acesa do banheiro, e verifiquei que também não sei, concretamente, como ela funciona. As placas elétricas dos componentes de um computador, som, tevê?! Carros?! Fenômenos químicos, físicos, biológicos?! Idem...

Aquela coisa de "alienação do proletariado" pode ser ampliada exponencialmente: Nossa sociedade contemporânea herda e usufrui de todos os avanços tecnológicos de muitos gênios ao longo da história, mas tudo se passa como se fosse simples mágica, magia e não ciência, já que não temos (cons)ciência de como funcionam as coisas realmente. Como disse Arthur C. Clarke, em sua Terceira Lei, "qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia" (Richard Dawkins, Deus: um Delírio). Poucos podem dizer que não são alienados de fato. E, em vez de o conhecimento da humanidade nos fazer a todos progredir, acho, pelo menos nesse sentido e em alguns outros, que tende a nos tornar "ignorantes funcionais", análogo aos "analfabetos funcionais" que tanto vemos por aí.

Walter Andrade (que não sabe nem como funciona um site ou blog, mas que acha o blogspot foda!).

3 comentários:

Du Bruni disse...

Pra você ver! Eu era todo auto-orgulhoso de saber que as lâmpadas incandescentes possuiam tungstênio, que era a molinha que ficava acesa dentro delas. Agora, com as fluorescentes não faço sequer ideia!

Bill disse...

Vocês ainda querem entender coisas demais... eu só queria saber pq existe essa "burrocracia" de 110 e 220 Volts.

Depois de saber qual a voltagem, eu só quero é ligar o chuveiro no quente e a lâmpada do banheiro para tomar meu banho em PAZ.

Mas tenho que dizer que o texto é de fazer refletir...

Du Bruni disse...

Hahahahahahaha! Muito vacilão!

Postar um comentário