21 de abril de 2010

ESPORTES - Sobre o Flamengo e a "Combinação de Resultados"

Demandaria uma pesquisa estatística para detalhar melhor uma afirmação que, não obstante, não me parece causar desconfiança nem mesmo na mulambada: O Flamengo quase sempre precisa de uma "combinação de resultados" (muitas vezes bastante improváveis!) para conseguir a classificação em alguma competição, dessa vez na Libertadores. Um dia, irritado com isso, um amigo meu disse "Se não houver combinação de resultados, nenhum time se sagra campeão". Na época achei isso um sofisma, mas não tive uma resposta instantânea. Parece-me que a resposta para isso se encontra na interpretação do que significa uma "combinação de resultados". Usamos essa expressão para nos referirmos a um time que não venceu os jogos que precisava ou não conquistou os pontos necessários para uma classificação, um título, uma vaga noutra competição etc e que, por isso, fica "na torcida" contra alguns times, necessitando de uma "combinação de resultados". É nesse sentido que o Fla sempre precisa de uma (duas, três...). A contra-afirmação desse meu amigo só tem alguma valia se for no sentido implícito de que todo jogo (futebol, basquete, xadrez...) se constitui de combinações de resultados (e/ou de jogadas) INESPECÍFICOS. Mas o Fla sempre precisa de resultados ESPECÍFICOS, que Time A e B não ganhem por 3 gols de diferença do Time C e D (um desses é o último colocado do grupo), que o Time E goleie o Time F...

Judeu Polaco

4 comentários:

JG disse...

É, então se sempre precisa de combinações não ganha nada? Ou não se classifica?
Hahaha
Estava decidido por torcer contra o Curíntia se o Mengão ficasse de fora...
Foda, me objetivo não mudou!!!

Thiguim disse...

É, se sempre estamos precisando de combinações de resultados, e se nos últimos 4 anos ganhamos 3 estaduais, 1 Copa do Brasil e 1 Brasileiro, sinal de que está funcionando.
E Libertadores qualquer dia tamo aí!!

Judeu Polaco disse...

Os últimos 4 anos não apagam os outros de combinação de resultados para não ser rebaixado, de auxílio da juizada nos estaduais, e muito menos essa classificação atualíssima na Libertadores...

Du Bruni disse...

Hoje eu vim falar bem do Flamengo. Primeiramente, parabéns aos times que o classificaram para a próxima fase (e ao próprio Flamengo, que se deixou classificar!)
Acho injusto e um pouco sádico o hábito de desqualificar o time do Flamengo (que, aliás, tem o ótimo mascote do urubu, sempre em torno do cachorro morto! Desculpem!) Mas é sério, o Flamengo e os flamenguistas sofrem repetidas vezes com a pilhéria dos adversários, sempre desqualificando o mais querido do brasil com apelidos ultrajantes e terminologias pejorativas (mulambada, flavelão, etc...) Todo mundo deixa de reparar que o time em questão é um dos que mais contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático neste país, sendo que, ás vezes, é tão profundo que desafia a lógica e a matemática. Ex.: 6 = 5. Se não fosse o Flamengo, talvez não fossem homens como Oswald de Souza e tantos outros. De uma qualidade não podemos privar o queridão: é o único time que consegue colocar seus torcedores de frente pra telinha com tabuáda (os mais antigos) ou calculadora. Cada campeonato é uma olimpíada matemática! Se a dívida do centenário clube para com o Estado é enorme, o que dizer da dívida do MEC para com o bicolor rubro negro?

Postar um comentário