8 de abril de 2010

POLITICALHA - As águas de abril

O caos instalado no Rio de Janeiro com a série de chuvas dos últimos dias têm causado muita aflição e problemas ao carioca. As autoridades e a mídia não se cansam de dizer que esta chuva é a mais forte em 44 anos. Ok, argumento aceito. E que as mortes (mais de 180 já) foram todas em áreas de risco, por causa das ocupações irregulares. Ok, eu aceito o argumento. Mas vejamos se aceitam os meus agora. O Tribunal de Contas da União demonstrou que o Rio recebeu apenas 0,65 % (R$2,3 milhões de R$ 357,8 milhões) das verbas liberadas entre 2004-2009 para prevenção de catástrofes. A Bahia, no mesmo período, recebeu R$ 133,2 milhões, ou 37,25%. Não vou me estender (quem quiser ver a matéria completa procure na globo.com). O que me parece claro então é a ausência de um planejamento preventivo e de uma política pública de habitação (o maior problema depois da fome, e este último parece que vem sendo realmente amenizado ultimamente). Aceitam meu argumento?

Judeu Polaco

0 comentários:

Postar um comentário