25 de janeiro de 2011

Bravo Tom! O aniversário do maestro Tom Jobim

Du Bruni

Se ainda estivesse nesse mundo (porque vivo com certeza está) o maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim teria a aparência de um senhor com oitenta e quatro anos de idade. É curioso que Tom Jobim tenha nascido no primeiro mês do ano e partido no último: de dó a sí lá se vão doze semitons; nos doze meses de um ano lá se vai um Tom inteiro!
Sobre ele, Ruy Castro uma vez disse o seguinte: "Toda vez que Tom abriu o piano, o mundo melhorou. Mesmo que por poucos minutos , tornou-se um mundo mais harmônico melódico e poético. Todas as desgraças individuais ou coletivas pareciam menores porque , naquele momento , havia um homem dedicando-se a produzir beleza. O que resultasse de seu gesto de abrir o piano , uma nota , uma acorde , uma canção , vinha tão carregado de excelência , sensibilidade e sabedoria que ,expostos a sua criação , todos nós , seus ouvintes , também melhorávamos como seres humanos ". ( texto : Ruy Castro .)
Hoje, quando não nos resta senão recordar suas músicas através de gravações, o mundo está um pouco mais feio.
Outras águas de outros meses passaram sem deixar promessas de vida no coração de ninguém! A casa em que o Tom compôs "Águas de Março", em São José do Vale do Rio Preto, foi destruída pela desgraça que se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro, outra paixão de Tom além da cidade que o maestro amou e ajudou a inventar cantando.
A maneira melhor de se comemorar o aniversário do gênio da música brasileira, penso, é colocar um cd pra tocar e procurar se reconciliar com a vida e a leveza que nos chegam por acordes impossíveis de um piano de magia.
Aos que ainda não conhecem a fundo a obra do maestro Tom Jobim, eis uma data propícia para fazê-lo. Àqueles que já são admiradores: aproveitemos o dia.

Bruno Silva

10 comentários:

Anônimo disse...

Lindo, lindo texto, maravilhosas alusões ... Tom é imprescindível, necessário, e certamente continuará vivo e renovando a vida de muita gente, a minha inclusive. Parabéns pelo texto!

Bill disse...

Bravo Bruni!!!!

Bill disse...

Tom diria a alguns membros do Blog:

"É preciso sobreviver para atingir a idade da realização, para ser feliz. Não vale sair antes do jogo terminar." (Tom Jobim)

Tom Jobim disse...

"Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz."

Walter Andrade disse...

Texto genial! Tanto mais importante esse dia quanto menos gênios na MPB nascem ultimamente...

Du Bruni disse...

Obrigado a todos pelos comentários tão elogiosos. Estou feliz que tenham gostado!

Thiguim disse...

Texto genial sobre um artista genial. Feliz em constatar que apesar de restarts e nxzeros a poesia de Tom será sempre reverenciada e citada como referência. Bravo, the Genius!

JG disse...

Bravo!
Parabéns ao Tom e ao texto!

Claudia Ferreira disse...

Parabéns,belo texto, Bruno!
Posso afimar:a música do Tom sempre esteve presente na minha vida, isso me fez muito bem.
Concordo com o Ruy Castro, a arte do Tom tem mesmo este peso.

Carlos Alberto disse...

Genial Bruno, você como sempre sabe dosar as palavras de uma forma unica. Esse texto reflete seu conhecimento a respeito desse genio chamado Tom Jobim. Esse seu texto reflete de uma forma concisa a importancia desse maestro na musica brasileira e mundial. Vale lembra que até o Frank Sinatra se rendeu ao nosso maestro. Parabéns pelo excelente texto.

Postar um comentário