1 de outubro de 2011

Eu Vou ao Rock In Rio?

 
O Rock in Rio - quando há rock ou ritmos adjacentes, ou mesmo o pop bem feito - têm sido até aqui melhor que eu esperava (eu e mais muitos pelo que tenho percebido). Algumas pessoas, como eu, que não estavam nem aí pro evento têm se sentido "caramba, será que não vou nenhum dia?".

O Palco Sunset roubou a cena do Palco Mundo, com Joss Stone, Janelle Monae (que é o espetáculo em si, pois é uma performista), Angra + Tarja, Sepultura com a percussão do Tambours du Bronx, Nação Zumbi com Tulipa Ruiz, enfim, misturas bem pensadas e praticadas, de gente que está no evento por amor à música e ao experimentalismo que herda de festivais como Woodstock. No Palco Mundo há obscenidades (de obs-cena, aquilo que deveria não aparecer!), como NX Zero (hemácia!) e Gloria, uma bandinha emocore! no dia do Metal; Claudia Leitte (a apresentadora do Multishow "justificou-a" dizendo que ela entrou "linda, gostosa, um arraso", então bastava colocar uma top model... estamos falando de música ora essa), Ivete Sangalo... que estão tentando enfiar goela abaixo como "unanimidade", inventar uma diva, diva do axé/MPB... Preciso contrariar a mediocracia, que com seus "jornalistas", preterindo Shakira por Ivete, mal disfarçam o eurocentrismo/americanismo (E.U.A)/nacionalismo brasileiro, que não vê a cultura da América Latina (será que a enxerga de verdade?), não dá o devido valor a uma Shakira (que além da boa música é amiga do Gabo!) e que é queridíssima nos E.U.A e na mesmíssima Europa...

E pra você que achou inflexível o que eu disse: Você á a favor de Metallica na Micareta?!

Outra coisa que queria falar é do slogan "Eu vou sem drogas ao Rock in Rio". Apreciei muito o Capital Inicial (vejam vocês!), quando lançou um balão escrito "Operação Lei Seca: Cala a Boca" (poderíamos discutir melhor o assunto, mas não nesse post), e o Marcelo D2 que tocou músicas do Planet Hemp (da época que ele ainda fazia algo de bom). Assim fica meu desprezo a um Emicida, por exemplo, que parece achar necessário justificar a música que faz pela droga que não usa.

Nossa sociedade está entrando numa de "drogas zero", e isso até mesmo quanto às legalizadas, como o cigarro, a bebida, com impostos altíssimos. É perigoso entrarmos nessa lógica funcionalista onde tudo é coerente, eficaz, 100 % saúde e bem-estar... é um mito que se cria da vida completamente saudável, uma obsessão, a medicalização e normalização da existência. Ora, o "normal não é mais que uma média aritmética" (ou uma "médica aritmética", como ia saindo segundo meu lapso), como já observou Georges Canguilhem em O Normal e o Patológico. E eu ainda evoco os mesmos "normais", os surrealistas, os psicanalistas e os demais artistas, aqueles que sabem da importância e necessidade da fuga, do relaxamento da realidade (ou a passagem a uma hiperrealidade), e mesmo a ligação indissociável entre drogas e arte, ao longo dos séculos. O perigo é vivermos numa sociedade tecnocrática, eficiente, onde não há espaço para a fantasia, o sonho, as experiências, onde se encontram trancadas as Portas da Percepção...  

Ah! Ainda estou em busca de ingressos pro dia do Guns N'Roses, uma das bandas-símbolo do Sexo, Drogas e Rock N'Roll...

Walter Andrade

Ps: O negrito é sinal de correção/adição feita ao post original . A propósito, fui à Cidade do Rock, ia assistir do lado de fora, mas uma confusão dos demais com a polícia (além do ingresso inflacionadíssimo) me fez retornar e ver o GNR em casa. ¬¬ (mas nem tão frustrado assim...).

10 comentários:

JG disse...

úi! Moderninho, não?...

Walter Andrade disse...

Depende, posso ser até considerado conservador, porque a modernidade que defendo era moderna na década de 1960...

Bruno Silva disse...

Fiquei sabendo que teve gente sendo transportada para dentro da cidade do rock nas lixeiras dos garis. A viagem custava 50 reais. Esses...

Walter Andrade disse...

Então tava barataço o transporte!!! hahaha!

Thiguim disse...

hahahahahaha
Foda o post, foda o "hemácia) (hahahahaha), foda o Rock in Rio.
Pude ver os shows da Joss Stone e da Shakira, e digo que são maravolhosas demais, além de excepcionais cantoras. A voz de arrepiar e os pés descalços (não é a música da Shakira) da Joss mostraram que não é preciso muito espalhafato para se fazer um grande show. Merecia o Palco Mundo fácil!!

Ah, e a Janelle Monae foi no palco Mundo...
Nunca disse que era o menos escroto!! hahaha

NRT disse...

E só agora percebi os erros de digitação...

Walter disse...

A Janelle Monae foi ao Palco Mundo para cantar com o Stevie Wonder, como convidada especial, mas o show dela mesmo, com músicas próprias, foi no Palco Sunset. Quando à Joss, ela merece O MUNDO, que dirá um Palco com esse nome... hahaha!

PesquiseAntesdeEscrever disse...

http://www.rockinrio.com.br/pt/live/lineup.html

Atenção na programação do Palco Mundo no dia 29/10, após a homenagem a Legião e antes da Ke$ha.
Sem mais.

JG disse...

AOI!!!

Alguém boladaça?
Deu mole... A propósito, chataça Jamelle Monae... presepeira pracarai!

Walter disse...

Foda, então o RIR foi em outubro, como eu estava desinformado... rs,
mas, quem se importa ou de que importa dados triviais como estes?
Nunca disse que era o que menos contra-argumentava...

Postar um comentário