12 de maio de 2010

ESPORTES - Neymar e Ganso na Copa...

...do Brasil!
Tentei fugir à mais nova piada pronta do futebol brasileiro: os meninos da Vila dançam na convocação! Acabei caindo nesta outra que dá título a esta postagem! Fica impossível não lançar mão dessas piadas, que são a delícia dos comentaristas esportivos! Por exemplo, dá prá não dizer que o Dunga não teve "pena" do "Ganso"? Aliás, nem Ganso, nem Pato: a seleção provou ser uma selva de animais terrestres, rasteiros, comedores de poeira. Dunga está sendo um tanto hostilizado pelos media (que é a forma correta de se referir aos meios de comunicação que, na sua forma "media", tanto está no plural - já que se trata de um termo em latim- como está no masculino. Mas quem se importa?). Em uns vinte, trinta anos ou, quem sabe, dois meses, a seleção terá entrado pra história. Ou The History Channel, ou o National Geographic, talvez até o Animal Planet da Discovery estarão dedicando programas inteiros à nossa (do Dunga) Seleção!
Alguns comentaristas chamam a atenção para o caráter personalista e patriarcal das escolhas de Dunga. Como no Antigo Regime, são os laços afetivos, não os critérios meritocráticos, que definem a seleção. Vamos modernizar isso? Que tal começarmos com uma eleição para técnico da seleção; voto facultativo? Seria muito mais coerente, asseguraria um maior comprometimento e, talvez, refletisse a convicção do povo torcedor. Ops! Olha eu usando os termos de ouro do técnico de ferro da seleção de b...! Impressionante oque a emoção pode fazer "com nós"!

Bruno Silva

3 comentários:

Thiguim disse...

hahahahaha
O que muita gente não sabe é que o apelido do Gilberto (lateral-esquerdo) era Marreco nas categorias de base. Então, entre o Pato e o Ganso, o Zangado ( ou Dunga ou Infeliz ou Atchim ou Dengoso ou Soneca, menos o Mestre) levou o Marreco! Cumpriu a cota aviária da seleção. A parte dos mamíferos quadrúpedes já estava representada por ele.

Torcida ferrenha aí pra essa seleçãozinha pegar o Fúria.

Professor Fabiano Bastos disse...

Já cheguei a visitar uma comunidade no site de relacionamentos orkut, que trata de Teorias Conspiratórias, buscando saber se lá alguém (e só lá) poderia explicar o que foi essa convocação do Dunga.

Cheguei a conclusão que talvez não tenha sido a mão da Nike, da Nasa, do Ricardo Teixeira ou de qualquer outros desses que costumeiramente recebem a culpa.

A culpa pode ter sido da BRAHMA (pasmem). Talvez o Dunga tenha bebido muitas... mas se tivesse como companheiros de bebida, alguns amigos meus, tudo poderia ser diferente.

Certezas, depois dessa convocação, não existem mais.

Judeu Polaco disse...

Eu gostaria de fazer um adendo...eu aqui!

Parece que um apelido um pouco esquecido (talvez porque esse jogador seja facilmente olvidável!), o de Júlio Baptista, também conhecido como La Bestia, amplia a cota dos mamíferos quadrúpedes da seleção.

Aliás, essa seleção só tem animal, seres fabulosos ou fictícios. Pensando bem, o fato de seu técnico provir da ficção talvez explique essa seleção irreal...

Postar um comentário