21 de fevereiro de 2011

1987 - Nunca foi legal. Mas sempre foi legítimo.

Queria escrever sobre o tema, mas qualquer coisa que escrevesse seria uma espécie de plágio desse texto que agora posto aqui, pois resume bem o que penso.

(Texto integral retirado do blog do jornalista José Ilan)



À essa altura, já nem fazia tanta diferença assim.

O título brasileiro de 1987, agora reconhecido oficialmente pela CBF, nunca esteve na galeria física, mas sempre frequentou o bom-senso da cultura popular, acima de paixões clubísticas.



Nunca foi legal. Mas sempre foi legítimo.

A decisão demorou demais. Idas e vindas de uma tal Taça de Bolinhas, atropelamento e morte da ética, desfaçatez dos que rasgaram acordos, tudo se permitiu na longa e injustificada espera.

Mas o reconhecimento oficial tem, pelo menos, um benefício prático: cobre de vergonha aqueles que cinicamente se aproveitaram da situação ambígua para se apropriar de fatos, glórias e símbolos que não lhes pertenciam.

Porque no fundo, todo mundo – até eles – já sabiam.

Com 24 anos de atraso, o Flamengo é declarado hexacampeão do Brasil.

É provável que tão cedo não haja taça. Talvez não haja carreata, festa do título ou comemoração até o sol raiar.

Mas por toda dificuldade e justiça, bem que merecia.

3 comentários:

Du Bruni disse...

Não ia comentar, mas ficou impossível deixar passar! A CBF (Confederação Brasileira de Falcatruas) tem se saído muito mal nesses últimos tempos: dois brasileiros no mesmo ano para um mesmo time, dois times ganhando um mesmo campeonato, campeonato ganho sem jogo, mudanças de opinião a todo instante. Do campeonato do América ninguém fala nada... Enfim, fico me perguntando qual não terá sido o teor da reunião à portas fechadas entre os presidentes da CBF e do CRF (ou seria o contrário, ou seria a mesma coisa?)!
Derreta-se ou duplique-se a taça das bolinhas!

Du Bruni disse...

Saiu hoje uma matéria na página do Yahoo que traz esclarecimentos de bastidores da reunião "à trois" (o presidente da Ferj estava presente também). Dispenso-me da resenha da matéria, mas indico o caminho aos interessados: "A decisão repentina da CBF em reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 deixou muitos rubro-negros felizes. Porém, a sentença não foi baseada em questões de mérito, mas numa manobra da CBF e do Flamengo para enfraquecer o Clube dos 13. Veja os bastidores e toda a política que resultou na oficialização do título mais polêmico do cenário nacional." Leia mais em: http://br.esportes.yahoo.com/colunas/oficializacao-de-1987-entenda-os-reais-motivos-que-levaram-ao-reconhecimento-esportes-1354.html

Link disse...

Link para a página do Yahoo

Postar um comentário