23 de fevereiro de 2011

Revolução na Líbia: "A Líbia é bombardeada/ a libido e o vírus..."


Queimem os livros de história, joguem fora os programas de aulas, senhores professores! O mundo mudou de vez. O que se assiste no mundo árabe pode sim ser classificado como fez o Walter em uma postagem anterior: "uma era das revoluções árabe"! A Líbia, bombardeada, procura se livrar do vírus Muammar Kadafi. É uma busca pelo "Alívio Imediato", para continuar nas referências a Humberto Gessinger. O exército está aderindo à revolução popular, embaixadores, diplomatas e ministros, favoráveis ao movimento popular (ou ao menos contrários à repressão que se abate), estão pedindo demissão. No mar de petróleo há uma onda revolucionária no ar; ou será no deserto?

"A onda" (Humberto Gessinger)

Força não há capaz de enfrentar
Uma idéia cujo tempo tenha chegado
A força não é capaz de salvar
Uma idéia cujo tempo tenha passado...


Bruno Silva

1 comentários:

Walter Andrade disse...

Devo dizer que um certo entusiasmo revolucionário me toma de assalto, de modo que tudo isso (incluindo o texto genial) consegue me arrepiar!

Mas vamos a uma tentativa de análise mais fria e imparcial:

A internet, a TV, as mídias eletrônicas em geral rompem a tentativa de fechamento do sistema político libanês; é a inevitabilidade do contato com as ideias democráticas ocidentais (espero que seja isso mesmo), que transtornam as ditaduras orientais. O que assistimos é como, ante a globalização, não mais se sustenta a "abertura econômica sem abertura política". Essa onda mais parece uma Tsunami! os epicentros nós sabemos onde se encontram...

Humberto Gessinger, o profeta sem religião!

Postar um comentário